Alguns sinais mostram se você está com sistema imunológico enfraquecido.
Se você costuma ficar doente recorrentemente, se sente cansado ou tem outros sintomas incômodos que não consegue descobrir, isso pode significar que seu sistema imunológico está enfraquecido.
Selecionamos alguns sinais de alerta e o que você pode fazer para impulsionar seu sistema imunológico*:
1 – Alto nível de stress
Não é por acaso que você tende a ficar doente depois de um grande projeto no trabalho ou após uma situação emocional em casa.
De acordo com um relatório da American Psychological Association, o estresse de longo prazo enfraquece as respostas do seu sistema imunológico.
“Isso porque o estresse diminui os linfócitos do corpo, as células brancas do sangue que ajudam a combater as infecções. Quanto mais baixos os níveis de linfócitos, maior o risco de contrair vírus como o resfriado comum ”, explica Nadia Hasan, DO , médica da Delancey Internal Medicine.
2 – Você fica resfriado com frequência
É perfeitamente normal que os adultos espirrem durante dois ou três resfriados a cada ano. A maioria das pessoas se recupera em sete a dez dias.
“Durante esse tempo, o sistema imunológico leva de três a quatro dias para desenvolver anticorpos e combater germes incômodos”, diz o Dr. Hasan.
Mas se você está constantemente pegando um resfriado – ou tem um resfriado que não vai durar muito – é um sinal claro de que seu sistema imunológico está lutando para acompanhar.
3 – Problemas intestinais
Se você tem diarréia, gases ou prisão de ventre com frequência, pode ser um sinal de que seu sistema imunológico está comprometido .
A pesquisa mostra que quase 70 por cento do seu sistema imunológico está localizado no trato digestivo . As bactérias e microorganismos benéficos que vivem ali defendem seu intestino de infecções e apóiam o sistema imunológico.
Baixas quantidades dessas bactérias intestinais úteis podem deixá-lo em risco de vírus, inflamação crônica e até mesmo doenças auto-imunes .
4 – Cicatrização difícil
Sua pele entra no modo de controle de danos logo após uma queimadura, corte ou arranhão. Seu corpo trabalha para proteger a ferida, enviando sangue rico em nutrientes para a lesão ajudando assim a regenerar a nova pele.
Esse processo de cura depende de células imunológicas saudáveis. Mas se seu sistema imunológico estiver lento, sua pele não poderá se regenerar. Em vez disso, suas feridas demoram e têm dificuldade de cicatrização.
5 – Infecções frequentes
Se você parece lutar contra infecções frequentes, seu sistema imunológico pode estar enviando sinais de alerta.
A American Academy of Allergy Asthma & Immunology relata que os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem:
Tendo mais de quatro infecções de ouvido em um ano
Desenvolvendo pneumonia duas vezes durante o período de um ano
Sofrendo de sinusite crônica ou mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano
Precisando de mais de dois tratamentos com antibióticos por ano.
6 – Você se sente muito cansado
Se você está dormindo o suficiente e ainda sofre de exaustão, vale a pena considerar se a sua imunidade está tentando lhe dizer algo.
Quando o seu sistema imunológico luta, o mesmo ocorre com o seu nível de energia .
Segundo estudo da Universidade Carnegie Mellon, realizado com 153 pessoas saudáveis, foi possível constatar que quem dorme menos de 7 horas por noite está mais propenso a contrair resfriados e doenças relacionadas, devido à diminuição da imunidade.
Maneiras de impulsionar seu sistema imunológico
Se os sinais de alerta acima forem familiares, você precisa dar mais atenção ao seu sistema imunológico. Algumas mudanças no estilo de vida e novos hábitos podem naturalmente manter seu sistema imunológico forte e saudável:
1 – Tenha uma dieta nutritiva e balanceada
2 – Melhore seu sono
3 – Exercite-se regularmente. Incorporar a atividade física em seu regime diário e semanal é extremamente importante para fortalecer seu sistema imunológico.
4 – Tome medidas de proteção, como lavar as mãos
5 – Fique em dia com suas vacinas
6 – Mantenha um peso saudável
7 – Não fume
8 – Tente minimizar o estresse – Mindfulness pode auxiliar em diversos processos. A ideia é ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado, e o melhor, dá para aplicar as técnicas do mindfulness em quase todos os momentos do seu dia, da caminhada ao momento de dormir.
9 – O sol é fonte de vida. A exposição aos raios solares em horários adequados, por 10 ou 20 minutos diários trará muitos benefícios para sua saúde. Saiba mais sobre a Vitamina D:
https://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitaminad
Seu sistema imunológico é a chave para uma boa saúde, portanto, quanto mais você puder fazer para protegê-lo, melhor.
*Procure sempre orientação de um médico.
Referências:
https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system