O que é a cúrcuma ? Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta originária da Índia e do sudeste da Ásia. Hoje em dia é muito difícil encontrar quem ainda não tenha ouvido falar sobre a cúrcuma e seus inúmeros benefícios, que vão desde propriedades antioxidantes até antimicrobianas. O extenso currículo chama a atenção de pesquisadores no Brasil e no mundo, que se dedicam a estudar o que ela tem de especial, a curcumina – substância por trás da cor amarelo-alaranjada.
De acordo com Aderson Moreira da Rocha, clínico-geral e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, nos últimos anos surgiram mais de 300 artigos científicos que atribuem à curcumina e aos curcuminóides, seus compostos fitoquímicos, uma capacidade de combater o aumento do colesterol a problemas autoimunes e cardíacos. Mas é mesmo na briga contra o câncer que este ingrediente tem brilhado.
“O Centro de Câncer MD Anderson , nos Estados Unidos, líder em pesquisas sobre a doença, orienta os pacientes a adotarem, de forma gradual, uma dose de 8 gramas de curcumina ao dia”, conta Rocha. Isso dá umas duas colheres de sopa do tempero.
Confira alguns benefícios para a saúde baseados em evidências sobre o açafrão.
1 – O AÇAFRÃO CONTÉM COMPOSTOS BIOATIVOS COM PROPRIEDADES MEDICINAIS PODEROSAS.
A cúrcuma é a especiaria que dá ao curry sua cor amarela. Tem sido usado na Índia há milhares de anos como especiaria e erva medicinal. Recentemente, a ciência começou a apoiar o que os indianos já sabem há muito tempo – ele realmente contém compostos com propriedades medicinais.
Esses compostos são chamados de curcuminóides, dos quais o mais importante é a curcumina. A curcumina é o principal ingrediente ativo da cúrcuma. Tem poderosos efeitos antiinflamatórios e é um antioxidante muito potente. No entanto, o teor de curcumina do açafrão não é tão alto. É cerca de 3%, em peso (2 Fonte confiável). A maioria dos estudos foi realizado usando extratos de açafrão que contêm principalmente a própria curcumina, com dosagens geralmente superiores a 1 grama por dia, já que seria muito difícil atingir esses níveis apenas usando o tempero da cúrcuma em seus alimentos.
Para experimentar todos os efeitos da curcumina, é indicado utilizar um suplemento que contenha quantidades significativas de curcumina. Além disso, a curcumina é mal absorvida pela corrente sanguínea, por isso, a associação da pimenta do reino é ideal, já que piperina, uma substância natural que aumenta a absorção da curcumina em 2.000% (3 Fonte confiável)
Os melhores suplementos de curcumina contêm piperina, aumentando substancialmente sua eficácia.
2 – A CURCUMINA É UM COMPOSTO ANTI INFLAMATÓRIO NATURAL.
A inflamação é extremamente séria. Ajuda seu corpo a lutar contra invasores estrangeiros e também tem um papel na reparação de danos. Sem inflamação, patógenos como bactérias podem facilmente assumir o controle de seu corpo e matá-lo.
Embora a inflamação aguda de curto prazo seja benéfica, pode se tornar um grande problema quando se torna crônica e ataca de forma inadequada os próprios tecidos do corpo.
Os cientistas acreditam que a inflamação crônica de baixo nível desempenha um papel importante em quase todas as doenças ocidentais crônicas. Isso inclui doenças cardíacas, câncer, síndrome metabólica, Alzheimer e várias condições degenerativas (4 Fonte confiável Fonte confiável Fonte confiável
Qualquer coisa que possa ajudar a combater a inflamação crônica é de importância potencial na prevenção e até no tratamento dessas doenças. A curcumina é fortemente anti inflamatória. Ela bloqueia o NF-kB, uma molécula que viaja até o núcleo das células e ativa genes relacionados à inflamação. Acredita-se que o NF-kB desempenhe um papel importante em muitas doenças crônicas ( 10 ,11 Fonte confiável)
3 – O AÇAFRÃO AUMENTA DRASTICAMENTE A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DO CORPO.
Acredita-se que o dano oxidativo seja um dos mecanismos por trás do envelhecimento e de muitas doenças. Envolve radicais livres, moléculas altamente reativas com elétrons desemparelhados.
Os radicais livres tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, como ácidos graxos, proteínas ou DNA. A principal razão pela qual os antioxidantes são tão benéficos é que eles protegem seu corpo dos radicais livres. A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química (15 Fonte confiável , 16 Fonte confiável ). Além disso, a curcumina aumenta a atividade das enzimas antioxidantes do seu corpo ( 17 , 18 ,19 Fonte confiável )
Dessa forma, a curcumina fornece um golpe duplo contra os radicais livres. Ele os bloqueia diretamente e, em seguida, estimula as defesas antioxidantes do próprio corpo.
4 – PARA OS ATLETAS, UMA EXCELENTE NOTÍCIA:
Estudos sugerem que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes das substâncias são potencialmente capazes de acelerar a recuperação física de corredores.
O Laboratório de Investigação em Nutrição Clínica e Esportiva (Fanut/UFG) tem desenvolvido pesquisas para observar os efeitos positivos da planta Curcuma Longa L, na recuperação de danos musculares de atletas que participam de maratonas. 40 corredores, que competiram na Unimed Meia Maratona de Goiânia, foram avaliados por pesquisadores da Fanut. Após a competição, a equipe coordenada pelo professor João Felipe Mota realizou coleta de sangue, avaliação do metabolismo e testes físicos nos atletas, que receberam a suplementação com cúrcuma durante 1 mês. “O objetivo é avaliar os efeitos da suplementação de Curcuma Longa L. sobre os estados oxidativo, inflamatório e o dano muscular de atletas após uma corrida de 21 km”, explicou o pesquisador.
5 – ESTUDOS MOSTRAM QUE A CURCUMINA TEM BENEFÍCIOS INCRÍVEIS CONTRA A DEPRESSÃO.
A curcumina tem se mostrado promissora no tratamento da depressão. Em um estudo controlado, 60 pessoas com depressão foram divididas em três grupos (45 Fonte confiável ) . Um grupo tomou Prozac, outro grupo um grama de curcumina e o terceiro grupo Prozac e curcumina. Após 6 semanas, a curcumina levou a melhorias semelhantes ao Prozac. O grupo que tomou Prozac e curcumina se saiu melhor (45 Fonte confiável )
De acordo com este pequeno estudo, a curcumina é tão eficaz como um antidepressivo. A depressão também está ligada a níveis reduzidos de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e um hipocampo encolhendo, uma área do cérebro com um papel no aprendizado e na memória.A curcumina aumenta os níveis de BDNF, potencialmente revertendo algumas dessas alterações ( 46 ). Também há algumas evidências de que a curcumina pode aumentar os neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina ( 47 , 48 ).
6 – PACIENTES COM ARTRITE RESPONDEM MUITO BEM AOS SUPLEMENTOS DE CURCUMINA.
Em um estudo em pessoas com artrite reumatóide, a curcumina foi ainda mais eficaz do que um medicamento antiinflamatório (42 Fonte confiável )
Muitos outros estudos analisaram os efeitos da curcumina na artrite e notaram melhorias em vários sintomas (43 Fonte confiável , 44 Fonte confiável )
Os resultados de estudos recentes que analisam os benefícios da cúrcuma são encorajadores, mas nem sempre é indicado utilizar apenas terapias alternativas no tratamento de doenças. Converse com seu médico para avaliar as melhores alternativas. .
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/
https://www.mdanderson.org/
https://www.ufg.br/n/83882-acafrao-pode-reverter-dano-muscular-em-atletas
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17044766/
https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-turmeric#TOC_TITLE_HDR_1
https://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/view/959/786